Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - PREVISÃO DO TEMPO: instabilidades predominam na quinta-feira
Data: 4/3/2021

Nesta quinta-feira (04.05), ainda seguindo o padrão dos últimos dias, um intenso fluxo de umidade amazônica passa sobre parte dos estados do centro-oeste, sudeste em direção à região sul do Brasil dando condições para a formação de instabilidades em grande parte dessa faixa no país. Além disso, uma região de baixa pressão ao sul contribui para a intensificação dessas instabilidades. Outro sistema que continua influenciando o tempo nesta quinta é a alta pressão nas camadas intermediárias da atmosfera (4 a 5 km de altitude) sobre parte do sudeste do nordeste.
Para os próximos dias, uma região de baixa pressão mais intensa, reforça as instabilidades em parte do centro-sul do país, aumentando de forma considerável os volumes de chuva, principalmente na sexta-feira entre o MS, oeste de SP, PR, SC e parte do RS. Enquanto isso, o deslocamento de instabilidade da região sul para leste favorece a formação de uma nova frente fria. Entre o sábado e o domingo (06 e 07/03), este sistema frontal canaliza o fluxo de umidade em direção ao interior do país, o que favorece o estabelecimento de um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esta ZCAS concentra a chuva mais significativa entre o AM e parte do Sudeste (SP e RJ), desloca para norte gradativamente e influencia o tempo também em MG e ES entre o domingo e a segunda-feira (08/03).
Saiba como será o tempo em cada região:
Região Norte
No norte do Brasil, o forte calor em conjunto com a  grande quantidade de umidade disponível no ar e instabilidades nas partes mais altas da atmosfera, são os fatores que condicionam a formação dos temporais em grande parte das áreas da região. Essas chuvas serão em grande parte na forma de temporais isolados e que poderão ser localmente fortes. Além disso, a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece as chuvas entre o norte do PA e em todo o estado do AP.
Região Nordeste
O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que estava provocando as chuvas mais intensas nos últimos dias, diminui a influência sobre a região se deslocando em direção ao mar. Entretanto, a presença da ZCIT, mantém a condição para as chuvas em boa parte da faixa norte do nordeste, provocando chuvas com temporais isolados do RN até o norte do estado do MA. Já entre o sul do PI, BA até os estados de AL e SE, a condição do tempo é de estabilidade, ou seja, poucas chances de chuva.
Região Centro-Oeste
Devido ao grande fluxo de ar quente e úmido, transportado da região amazônica por cima dos estados do centro oeste, há condições para pancadas de chuvas isoladas em grande parte da região. Essas chuvas terão esse comportamento entre o estado do MT, oeste e sul do GO e norte do MS. Além do ar quente e úmido sobre a região, existe a contribuição de instabilidades nas partes mais altas da atmosfera, por conta da atuação da Alta da Bolívia e também um forte sistema de baixa pressão atuando sobre o Paraguai, de forma que esses sistemas em conjunto,  contribuem para a formação de temporais fortes na região sul do estado do MS, com a possibilidade de tormentas isoladas com raios, ventania e queda de granizo. 
Região Sudeste
A região de alta pressão nas camadas intermediárias continua mantendo o tempo firme em boa parte de MG, ES e RJ. Porém, devido ao aquecimento diurno, há a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas, principalmente, entre o triângulo e sul mineiro e no norte do estado de SP. Contudo, nas regiões adjacentes à Presidente Prudente, no sudoeste paulista, há possibilidade de temporais fortes, devido à influência da umidade amazônica e as instabilidades da baixa pressão.
Região Sul
Podemos imaginar que grande parte da umidade da região norte, transportada pelos ventos em uma altitude de cerca de 1.5 km, desaguam como rios sobre a região sul. Desta forma, há muita disponibilidade de água na atmosfera para formar as nuvens carregadas. Ao mesmo tempo que regiões de baixa pressão no Paraguai e sobre o estado do RS forçam o levantamento do ar, próximo à superfície, formando nuvens muito altas. Essas nuvens mais altas, têm um grande potencial para formação de tempestades. E esse comportamento é esperado para hoje, principalmente entre o norte e oeste do PR, oeste de SC e boa parte do oeste do RS. Assim, são esperados temporais com acumulados de precipitação significativos e condições para tempo severo, podendo ocorrer tempestades isoladas com a possibilidade de muitos raios, vendavais e queda de granizo.
 
Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23