Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Tempo - Alerta para calor intenso no Sul nesta quarta (01)
Data: 1/2/2023

No decorrer desta quarta-feira (01/02) as instabilidades seguem concentradas no Centro-Norte do Brasil, com destaque para áreas do Sudeste, onde os volumes podem ser expressivos.
Parte dessas chuvas são formadas pela presença de uma frente fria sobre o oceano, reforçando o corredor de umidade que atua nas áreas do noroeste/sudeste do páis. 
Além disso, o corredor de umidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte do país, eleva as condições de chuvas na região.
Ademais, a quarta também conta com a atuação de massas de ar seco. Existem alertas para a Região Sul, onde os termômetros podem se aproximar dos 40°C com índices de umidade beirando os 20%. 
Veja a previsão por região:
Norte
Praticamente todos os setores, com exceção do norte de Roraima, podem registrar chuvas nesta quarta. O padrão esperado é de pancadas isoladas e passageiras, mas que podem ser acompanhadas de trovoadas e volumes expressivos em curtos períodos de tempo. O destaque na média das projeções fica para a região do Tucuruí, ao norte do Pará, onde os volumes previstos passam dos 55 mm. 
Nordeste
Com a maior influência de uma massa de ar seco sobre o centro-sul da região, as chuvas devem diminuir, mesmo se comparadas ao dia anterior. Apesar disso, não se descarta a possibilidade de alguma pancada isolada sobre o Recôncavo Baiano, em função dos ventos de leste que trazem a umidade do mar. Já ao norte do nordeste, a influência da ZCIT em combinação com instabilidades de altitude garantem as chuvas sobre o Maranhão, Piauí e Ceará, com destaque para a grande região de Alto Mearim e Grajaú que pode ter registros acima dos 40 mm.
Centro-Oeste
A permanência do corredor de umidade sobre a região, somado com o forte calor, são os principais fatores para a formação das nuvens carregadas nesta quarta. Apesar disso, as instabilidades ficam mais irregulares sobre o nordeste do Mato Grosso, Distrito Federal e metade norte de Goiás. Isso em função de uma massa de ar seco que avança pelo nordeste brasileiro até a região. Por outro lado, pode chover forte sobre o Mato Grosso do Sul, com indicativos de até 30 mm na grande região do Baixo Pantanal. Apesar das chuvas e da maior variação de nebulosidade, as temperaturas seguem elevadas.
Sudeste
A esteira de umidade e instabilidades, causadas pela influência de uma frente fria no oceano, mantém as condições de chuva sobre a metade sul da região. Desta forma, no sul de Minas Gerais, sul Fluminense e todas as regiões do estado de São Paulo, podem registrar chuvas nesta quarta. Os volumes variam entre os  5 e 25 mm, com destaque para o Vale do Paraíba onde os registros podem superar os 30 mm. O dia terá uma grande presença de nuvens, mesmo assim o calor será forte, resultando em uma sensação de abafamento.
Sul
A massa de ar seco que atua sobre os países vizinhos, invadiu ainda mais as fronteiras do país, influenciando diretamente o tempo no sudoeste gaúcho. Assim, é esperada mais um dia de elevadas temperaturas e baixíssimos índices de umidade, sobretudo na região da Campanha Ocidental. Algumas áreas do norte, como em Vacaria, podem registrar chuvas na forma de pancadas rápidas e passageiras, sem trazer acumulados expressivos ao longo do período. Já em Santa Catarina e no Paraná, a permanência da frente fria mantém ativo o corredor de umidade sobre os estados, com destaque para os estados paranaenses onde os registros devem ser mais abrangentes. 

Fonte: Agrolink

Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23