O clima favorável e o bom desenvolvimento das lavouras de arroz em diversas regiões do Brasil configuram um panorama positivo para a safra, segundo o Boletim Semanal de Monitoramento da Conab.
No Rio Grande do Sul, as condições climáticas mostraram-se favoráveis, contribuindo para a melhoria no desenvolvimento das lavouras de arroz. A predominância das fases de floração e enchimento de grãos sugere um potencial positivo para a produtividade.
Santa Catarina apresenta um cenário onde a colheita avança, especialmente em áreas que optaram por uma semeadura mais tardia.
No Maranhão, a semeadura do arroz sequeiro está em andamento, indicando o início do ciclo produtivo nesta região.
Goiás segue com a colheita nas áreas de tabuleiros, enquanto as demais áreas irrigadas estão em bom desenvolvimento.
No Tocantins, a colheita evolui, mas nota-se uma desuniformidade na maturação dos grãos, o que pode impactar a eficiência da colheita e a qualidade final do produto.
Mato Grosso destaca-se pela boa qualidade dos grãos colhidos, avançando a colheita com resultados promissores.
Com a colheita ainda incipiente 5,9%, os resultados vêm se mostrando satisfatórios. Considerando a média dos estados monitorados, observa-se um aumento de 1,2% na operação de plantio em relação à semana anterior (de 4,4% para 5,6%), e um crescimento de 0,3% em comparação à safra anterior.
Apesar da colheita estar no início, as operações estão ligeiramente a frente do que foi registrado na safra anterior, com destaque para o estado de Santa Catarina.
Além disso, grande parte das lavouras estão avançando pela maturação (27,9%) e enchimento de grãos (28,4%), enquanto que apenas 14,1% ainda está nos estádios iniciais do desenvolvimento vegetativo.
Tocantins: Aumento para 12% (crescimento de 2% em relação à semana passada), refletindo um avanço de 3% em comparação com a safra anterior.
Maranhão: Estabilidade em 4% (sem variação desde a semana passada), mantendo o mesmo nível de progresso da safra passada.
Mato Grosso: Ligeira elevação para 6.1% (aumento de 0.2% em relação à semana passada), superando a safra anterior que não apresentava progresso neste período.
Goiás: Crescimento para 20% (aumento de 2% em relação à semana passada), indicando um incremento significativo de 12% sobre a safra anterior.
Santa Catarina: Avança para 39% (crescimento de 1% em relação à última semana), evidenciando um aumento de 24% em relação à safra passada.
Rio Grande do Sul: Sem mudança na operação de colheita (sem variação), permanecendo estável em comparação com a safra anterior que também não havia iniciado a colheita neste período.
Fonte: Agrolink